Acompanhe notícias da CECOP e do setor ótico

Os benefícios das comunidades independentes em relação ao modelo de franquias

Não se engane: toda jornada empreendedora conta com desafios e o sucesso de um negócio, em grande medida, depende de muita dedicação, planejamento, atualização de conhecimentos e da aplicação de estratégias assertivas capazes de expandir as oportunidades de crescimento de uma empresa.

Dito isso, para minimizar os riscos que são intrínsecos a abertura de um empreendimento em um ambiente econômico competitivo como o brasileiro, muitos empresários investem em modelos como o franchising que, realmente, traz benefícios como a possibilidade de compartilhar a força de uma marca já reconhecida no mercado e conta com processos operacionais já testados e de qualidade.

Mas e se te disséssemos que é possível usufruir dos benefícios de uma franquia, sem, no entanto, ter de arcar com as desvantagens desse modelo que incluem, por exemplo:

● Altos custos contínuos com royalties e taxas de marketing;

● Falta de independência para decidir os rumos do negócio;

● Via de regra, há limitações de crescimento territorial;

● Exigências sobre protocolos institucionais, regras comerciais, de imagem e de processos;

● Pode (eventualmente) ter serviços ou suporte ruim em relação ao que foi vendido, sem poder se desvencilhar de modo simples.

Assim, para ir além do modelo de franquias, empreendedores de mercados como o segmento ótico podem contar com um caminho mais inovador, colaborativo e financeiramente sustentável: Estamos falando das comunidades óticas independentes.

Aqui na CECOP–maior ecossistema de óticas independentes do mundo–o associado conta com uma série de benefícios estratégicos. Veja três pontos cruciais:

Cashback

Na CECOP, os associados contam com uma série de estratégias aplicadas em rede que auxiliam diretamente na geração de maiores retornos para os seus negócios. Nosso programa de cashback, por exemplo, oferece bônus para os associados que concentram suas compras nos fornecedores do grupo, lhes devolvendo até 3% em dinheiro sobre o total proporcional de seus consumos – tudo isso sem obrigações ou exigências contratuais.

Sem taxas de marketing e royalties

Ao contrário de modelos como as franquias, nas comunidades independentes você não contará com altas taxas de adesão para abertura do seu negócio, além de royalties mensais e custos de marketing que, no fim das contas, irão comprometer boa parte de seu faturamento. Basta escolher o plano que faz mais sentido para seus objetivos e realidade financeira.

Independência de verdade

No modelo de comunidade, você é o verdadeiro responsável pela tomada de decisões em seu negócio, podendo definir seu plano de expansão territorial e quais ações irá adotar em prol do seu crescimento, podendo acessar o suporte estratégico da CECOP sempre que desejar e ainda contando com o market share de uma rede global e reconhecida internacionalmente.

E, se você quer conhecer outros diferenciais dos ecossistemas independentes, que tal fazer o download de nosso e-book que traz detalhes sobre o modelo de comunidade no varejo ótico?

No material, você poderá conferir que essa jornada pode trazer ainda mais ganhos para o seu negócio e impulsionar seu crescimento no competitivo – mas também cheio de oportunidades – mercado ótico brasileiro.

Comentários

Posts Relacionados

Inscreva-se para receber nossos conteúdos