O papel do mix de produtos na personalização das estratégias comerciais

I

SIMBOLO
SIMBOLO
SIMBOLO

Actualidad

I

Por

Blog CECOP

Personalização. Quando analisamos as transformações do ambiente de consumo contemporâneo, poucos pilares são mais significativos para a fidelização e a conquista de novos clientes do que a oferta de uma experiência de compra personalizada.

De acordo com uma pesquisa da Dessault Systèmes divulgada pela Fecomércio, por exemplo, nada menos que 83% dos consumidores esperam que os produtos ou serviços se adaptem às suas necessidades. O levantamento também indicou que os potenciais clientes de uma marca ou empresa estão dispostos a pagar até 25,3% a mais em prol da customização.

Dito isso, pensando na realidade do mercado ótico, quais são os fatores que devem ser considerados para a construção de jornadas personalizadas de consumo? Para além da necessidade treinamento das equipes e do devido alinhamento entre os discursos comerciais e de marketing, sem dúvidas, um ponto que deve ser considerado é o da boa composição e da variedade presente no mix de produtos das óticas.

O consumidor no centro da jornada de compra

Não é difícil chegar a essa conclusão: afinal de contas, sem um mix de produtos diversificado, como atenderas demandas dos diferentes públicos que visitam sua ótica–seja buscando a satisfação de um desejo de compra (como no caso dos óculos de sol);seja em virtude de uma necessidade oftalmológica (e que, portanto, podem ser direcionados para itens de qualidade capazes de suprir suas necessidades atreladas a saúde visual pelos vendedores)?

O fato é que, ao pensar em personalização, na prática, o gestor de uma ótica está colocando seu cliente no centro, uma visão que, de modo cada vez mais imperativo, assumiu um protagonismo indispensável para o sucesso dentro de um ambiente de negócios com consumidores bem-informados, exigentes e que possuem clareza sobre suas decisões de compra.

Nesse sentido, para que você possa oferecer experiências realmente positivas e personalizadas, um dos primeiros passos que devem ser dados é a análise do perfil de sua ótica. Considere, por exemplo, o porte do negócio – óticas maiores, naturalmente, precisarão de estoques mais robustos, enquanto uma loja de pequeno porte poderá começar seu negócio com um mix de produtos mais enxuto.

Além disso, é importante estudar o público-alvo que você deseja atingir levando em conta também características socioeconômicas da região na qual a ótica irá operar ou já atua–para o caso de um redesenho do estoque da ótica.

O que levar em conta na composição do mix de produtos da sua ótica?

Em conjunto com esses aspectos, não deixe de avaliar também:

● A busca pelo estímulo do desejo de compra dos consumidores: uma boa dica nesse sentido é distribuir as principais armações solares do estoque em sua vitrine. Elas funcionarão como um chamariz para os clientes;

O diferencial da diversificação: segundo estudos da CECOP, o brasileiro prova, em média, 8.5 armações antes de decidir por uma compra. Assim, a variedade é uma questão muito importante para garantir maior faturamento para sua ótica;

Rotatividade x Markup: é ideal que o gestor consiga combinar uma excelente margem de lucro + rotação ágil de estoque.

E, se você quer mais detalhes sobre a importância do mix de produtos para uma ótica, não deixe de baixar nosso e-book sobre o tema. Ao longo deste artigo, apresentamos um resumo desses fatores que, com certeza, podem te apoiar na rota da personalização.

Etiquetas

EPP
ME
MEI
RP
MPE
PIX
3D

Você também pode se interessar por

Empreender é um anseio de milhões de brasileiros. Para termos uma ideia desse cenário, de acordo com a pesquisa Global …

O mercado ótico brasileiro está em constante crescimento, com um faturamento que alcançou R$24,3 bilhões em 2022. Em um cenário …

Compreender as tendências de transformação do varejo é essencial para atrair consumidores em um mercado cheio de opções de compra, …

Inscreva-se para receber nossos conteúdos