Acompanhe notícias da CECOP e do setor ótico

O mercado óptico na rota dos investidores

Por Rafael Rodrigues, Country Manager da CECOP Brasil

Hoje gostaria de conversar com você sobre investimentos. Pense comigo: quando vamos decidir sobre a escolha de onde aplicar nosso capital financeiro, é preciso levar em conta uma série de fatores, não é mesmo?

Tais como: o perfil de investidor (mais arrojado, mais conservador), se os recursos serão aplicados em renda fixa, variável ou fundos mistos, qual o montante que temos disponível para investir e se aquele investimento é de curto, médio ou longo prazo.

Nesse sentido, o raciocínio que aplicamos para a entrada no mundo dos negócios, de alguma maneira, deve também considerar esses pilares básicos das estratégias de investimento. Você deve considerar, por exemplo:

  • O quão rentável é aquele mercado;
  • Qual meu nível de conhecimento sobre ele;
  • Qual o modelo de negócio no qual irei investir;
  • Qual o capital que tenho para investir;
  • Em quanto tempo espero ter retornos e lucros sobre aquele investimento.

Dentro desse contexto, o mercado óptico pode e continua sendo um setor que atrai novos investidores, ano após ano. E diferentes fatores explicam o porquê de tamanha atratividade. A primeira questão, a meu ver, é a solidez do segmento óptico.

Mesmo em contextos de crise econômica – e por se tratar de uma necessidade básica da população – via de regra, o mercado óptico conta com bons índices de faturamento no PDV. Só no primeiro trimestre deste ano, a expansão foi 9,8% maior que o primeiro trimestre de 2022, de acordo com dados divulgados em maio pela Abióptica.

Não por acaso, também segundo a Associação, já são mais de 23 mil pontos de venda espalhados pelo país – número que pode crescer diante, por exemplo, da consolidação de modelos de negócio mais inovadores e que oferecem, ao mesmo tempo, market share, suporte estratégico e menores custos para os empreendedores associados, como no caso dos ecossistemas de óticas independentes que a CECOP trouxe para o Brasil.

Além de tudo isso, diferentes estudos já indicam que a demanda por óculos, lentes e tratamentos óticos irá crescer no Brasil e no mundo, tendo-se em vista o aumento do uso de dispositivos digitais e de uma sociedade hiperconectada.

Assim, o mercado óptico deve, sem dúvidas, permanecer na rota dos investidores com visão de longo prazo.

E se você está pensando em abrir seu negócio ou expandir seus investimentos também para o segmento óptico, que tal visitar nosso site, conhecer nossos planos e o modelo disruptivo que a CECOP lançou por meio das Óticas ZOOM?

Venha com a gente transformar o mercado e crescer com independência de verdade!

Comentários

Posts Relacionados

Inscreva-se para receber nossos conteúdos