• Quem Somos
  • Soluções
  • Fornecedores
  • Planos
  • Blog
  • Contato
  • Login
  • Faça Parte

Acompanhe notícias da CECOP e do setor ótico

  • Comunidade
  • Saiu na Mídia

É fundamental comprar do pequeno empreendedor

A instabilidade provocada pelo coronavírus expôs a importância de se olhar com carinho para empresas de pequeno porte

Por Mariana Marson (*)

A pandemia do COVID-19 é uma realidade global. No Brasil, o governo busca alternativas e toma medidas urgentes para frear o contágio e amenizar o impacto do vírus no país. Como método de contenção, o decreto de quarentena temporária tornou-se uma opção eficaz contra a disseminação da doença, sendo adotado pela grande maioria das cidades. Em decorrência do isolamento social, o fechamento de diversos setores de produção e venda, com exceção de atividades consideradas como essenciais à vida, trouxe uma leva de novos desafios para detentores de pequenos negócios.

A crise vai passar. O que realmente importa é a forma como nós, enquanto sociedade, contribuiremos para que os estragos provocados pela pandemia sejam amenizados. Acima de qualquer coisa, a valorização humana deve ser um princípio compartilhado por todos e isso inclui o meio empresarial. Entre os pontos de atenção, a preservação do empreendedor local trata-se da sobrevivência de uma parte fundamental da economia brasileira, além de representar uma fonte considerável de empregos.

Para explorar esse tema e destacar a importância de se prestigiar pequenos negócios, preparei um artigo sobre o assunto. Confira!

Diagnóstico do quadro

Os efeitos do coronavírus no Brasil se aplicam em diferentes frentes. O momento é de reflexão e busca por alternativas cabíveis para superar o período sem maiores prejuízos. Partindo para termos práticos, as empresas menores, em sua maioria, não possuem uma alta reserva de emergência para lidar com os obstáculos de tempos instáveis.

As regulamentações que chegaram para combater o COVID-19 são extremamente bem-vindas e devem comandar esse estilo de vida temporário, afinal, não se trata de renegar ou contestar medidas que priorizem o bem estar das pessoas. O que de fato pode fazer a diferença é a conscientização dos consumidores quanto à presença de estabelecimentos locais, que movimentam um mercado amplo e servem como base de renda para uma alta parcela dos trabalhadores.

Um recorte sobre o varejo ótico independente

A presença de óticas independentes é sentida por todo o território nacional. Cerca de 80% das 23 mil óticas existentes no Brasil são independentes. Cidades do interior disponibilizam ótimos pontos comerciais. Logo, regiões com um número reduzido de habitantes simbolizam a importância de atividades e produtos óticos acessíveis à população local. Se deterioradas pela pandemia, a falta dessas lojas de menor porte poderá dificultar a vida de quem mais precisa e não dispõe de meios para ir atrás de bandeiras consolidadas.

Além disso, o marketing feito pelas óticas independentes é totalmente diferente das franquias, por exemplo. O comprometimento dos consumidores é o maior aliado das pequenas óticas quanto à sustentação do caixa e continuidade dos trabalhos.

Fator proximidade e desenvolvimento regional

Se a recomendação, por enquanto, é a de ficar em casa e sair somente quando for necessário, não é aconselhável encurtar a distância percorrida? Sendo assim, busque opções próximas a você!

Utilizando um bairro comum como referência e um pequeno varejo que está presente ali, a tendência é de que o dinheiro gasto na loja permaneça na região, abrindo espaço para que novas oportunidades apareçam e, consequentemente, o crescimento na geração de empregos.

Se em épocas de normalidade essa lacuna precisava ser preenchida, tendo a influência de um quadro caótico como o que vivemos atualmente isso torna-se urgente! Deixar qualquer tipo de resistência para trás é o primeiro passo para entender a importância do segmento de pequenos negócios para o andamento do país e a manutenção de empregos.

Como está a situação do varejo local em sua região? Não deixe de comprar do pequeno empresário, seja ele um supermercadista, uma ótica, um restaurante ou qualquer outro.

(*) Gerente de Marketing da CECOP Brasil, pós-graduada em Marketing pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

Este artigo foi publicado no Jornal Empresas & Negócios

Comentários

Posts relacionados

[CECOP Talks] Rafael Rodrigues, Country Manager da CECOP Brasil, em entrevista para a Ótica Revista
Empresas familiares: Você pensa na sucessão da sua ótica?
[CECOP Talks] Rafael Rodrigues em entrevista para o Lady Óculos
[LIVE] Responsabilidade Social & Covid-19
Proteja os olhos do seu filho da luz azul dos eletrônicos
Junho Violeta: o mês de prevenção contra ceratocone

Posts Relacionados

[LIVE] Transformação Digital

Coronavírus pode causar lesões na retina

Coronavírus pode causar lesões na retina

Covid-19: Como usar óculos e máscara ao mesmo tempo?

Categorias

  • Black Friday
  • CECOP Evolution
    • Smart Business Plan
  • Dicas
  • E-books
  • Faq
    • Associação
    • Atendimento
    • Cashback
    • Financeiro
    • Planos e Precos
    • Serviços
  • Institucional
    • Comunidade
    • Digital Solutions
    • Fornecedores
    • Parceiros
  • Materiais
  • Notícias
    • COVID-19
    • Governo
  • Saiu na Mídia
  • Talks
  • Varejo
    • Inovação
    • Marketing
    • Mercado Ótico

Posts recentes

  • Confira 4 tendências para o mercado ótico em 2021 13 de janeiro de 2021
  • Proteja os olhos do seu filho da luz azul dos eletrônicos 9 de dezembro de 2020
  • [CECOP Talks] HB fala sobre o consumo na retomada dos negócios durante a pandemia 4 de dezembro de 2020

Tags

CECOP TalksComunidadeCovid-19DicasDigital SolutionsE-bookE-commerceEntrevistaGestãoGovernoLiveNegóciosNotíciaPrevençãoSaúde OcularTalksTecnologiaVarejoÓculosÓtica

Inscreva-se para receber nossos conteúdos

Somos um grupo internacional com mais de 20 anos
de existência, apoiando óticos independentes com
soluções únicas e personalizadas.

Head Office São Paulo

Rua Flórida, 1758 - Cj. 91,
Brooklin - São Paulo - SP
(11) 3262-4160

  • Facebook
  • Linkedin
  • YouTube
  • Instagran
  • Whatsapp
  • Blog
Presença Global
  • Espanha
  • Portugal
  • Itália
  • UK & Ireland
  • Estados Unidos
  • Brasil
  • México
  • Colômbia
Company
  • Quem somos
  • Planos e Preços
  • Dúvidas Frequentes
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
Soluções
  • Digital Solutions
  • CECOP Labs
  • CECOP Benefits
  • CECOP Evolution
  • CECOP Social
  • CECOP Experience
Programas
  • Smart Business Plan
  • Executive Management Program
  • Ótica Cidadã
  • Cashback
Conteúdos
  • Sala de Imprensa
  • E-books Gratuitos
Posts Recentes
  • Confira 4 tendências para o mercado ótico em 2021

    13 de janeiro de 2021

  • Proteja os olhos do seu filho da luz azul dos eletrônicos

    9 de dezembro de 2020

© 2020 CECOP do Brasil Serviços Óticos
 |  Todos os direitos reservados
 | Criação e Desenvolvimento THE LEAD
 | Termos de uso
 | Política de Privacidade

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Termos de Uso

CECOP Brasil
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.