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Dia dos Namorados: prepare sua ótica para a reabertura

Na semana de uma das datas sazonais mais importantes para o varejo, o Dia dos Namorados, alguns estados e municípios do país já permitiram a reabertura gradual do comércio não essencial, até então fechado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

No caso do estado de São Paulo, por exemplo, a reabertura depende de uma divisão em cores que classifica a situação de cada município em relação à Covid-19, levando em consideração a saturação do sistema de saúde, que poderá variar entre melhoras e retrocessos no combate à doença. Na capital, a flexibilização começou na última quarta-feira, autorizando – com restrições – lojas das principais ruas de comércio na cidade a retomarem as atividades, e hoje foi a vez dos shoppings.

A pandemia, declarada no começo de março pela Organização Mundial da Saúde – OMS, resultou em medidas de isolamento social e fechamento do comércio não essencial, o que gerou grande crise econômica e levou empreendedores a fecharem as portas e demitir funcionários.

Com isso, o mercado sentiu prejuízos significativos e presenciou uma das datas mais importantes para o setor varejista, o Dia das Mães, ser diferente para muitas famílias e com reflexos negativos para as vendas do setor. Agora, esta crise vai atingir outra segunda importante data sazonal que sempre aquece a economia: o Dia dos Namorados.

Em pesquisa divulgada nesta semana pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima redução recorde de 43,1% nas vendas do varejo brasileiro na data comemorada no dia 12 de junho em comparação ao mesmo período do ano passado, que movimentou R$ 1,65 bilhão. Segundo a entidade, o faturamento do comércio com o Dia dos Namorados em 2020 será o menor dos últimos 11 anos.

Ainda segundo o levantamento, o varejo é o setor que mais vai sentir o impacto nas vendas. Entre os segmentos, lojas de vestuário, calçados e acessórios podem acusar as maiores perdas em comparação ao ano passado, com queda de -71,3%, seguido do comércio de produtos de informática e comunicação com -58,3% e no ramo de utilidades domésticas e eletroeletrônicos com perda de -55,8%.

Óticas de shoppings ou de rua também são estabelecimentos autorizados a retomarem suas atividades próximo à data em que o comércio sempre faturou muito bem. Porém, essa retomada exige que os comerciantes atendam às restrições do decreto e adotem os protocolos sanitários essenciais para impedir a proliferação do vírus.

Sendo assim, nós da CECOP preparamos esse conteúdo para ajudá-los na retomada das atividades com segurança para seus funcionários e clientes. Confira!

Álcool em gel, luvas e máscaras para funcionários

Tenha sempre à disposição dos funcionários e em diferentes locais da loja, álcool em gel para utilização a todo momento. O álcool deve estar sempre bem próximo aos pontos de experimentação de óculos e caixa, por exemplo, para evitar o esquecimento antes de manusear qualquer objeto ali perto.

Todos os colaboradores deverão utilizar máscaras do modelo FPP2, além de luvas e, se for o caso, escudo de proteção para o rosto. Tenha sempre esse material a mais para eventuais trocas durante o expediente;

Álcool em gel, luvas e máscaras para clientes

Do mesmo modo, reserve uma mesinha – de preferência na entrada da loja pelo lado interno – para colocar luvas e máscaras descartáveis e álcool em gel à disposição dos clientes para higienização antes de entrar à loja.

Lembre-se que estes protocolos são exigências em decreto para a reabertura do comércio. Evite colocar a saúde de todos em risco, além de penalizações e multas previstas em caso de descumprimento.

Limpeza e desinfecção da loja

Se antes a limpeza da loja já era comum, hoje ela não deixa de ser, mas passa a ser mais criteriosa e constante. Desinfete chão, portas, maçanetas e qualquer outra superfície que funcionários e clientes terão contato. Se possível, faça essa limpeza constantemente, antes da abertura, durante o no encerramento do expediente.

Utilize desinfetantes, mas leia sempre o rótulo para usá-lo do melhor modo possível, pois misturar com outros produtos ou água, sem as devidas recomendações do fabricante, pode inibir o efeito positivo dele de proteção e limpeza.

Limpeza e desinfecção de armações

Mantenha a máxima limpeza antes e depois de atender cada cliente. Ao encerrar o atendimento, limpe os óculos que o cliente provou com água e sabão, secando muito bem a peça. Em seguida, lave as mãos e higienize-as com álcool em gel.

Se for o caso da sua ótica, tente deixar um único colaborador responsável neste processo, assim ele ou ela estarão preparados para fazer a higienização de modo rápido e eficaz, para que outros clientes possam experimentar os produtos.

Limpeza e desinfecção de lentes de contato

Limpe as caixas de prova com produtos próprios para desinfecção química. Para as demais provas, use um blister novo.

Lentes com tratamento antiembaçante

Para o maior conforto, produtividade e segurança do profissional de atendimento que utiliza lentes, dê preferência para lentes com tratamento antiembaçante, para evitar que elas embacem com o uso da máscara, evitando também a possível acumulação do vírus ou bactérias nas lentes.

Zonas de Segurança

Recomendamos que escolha um local dentro da ótica que cumpra as distâncias e medidas de segurança, para que os clientes possam ser atendidos e provar as armações sem preocupação. Após finalizar o atendimento, limpe e higienize todo o espaço, conforme orientamos acima em Limpeza da loja.

Recebimento

Instale telas de acrílico protetoras nos caixas – para aumentar ainda mais a proteção de colaboradores e clientes – higienize as máquinas de cartão após a utilização e, se possível, use tecnologias que minimizem o contato com o cliente.

Informativo de Estabelecimento Seguro

Se você está preparado para seguir todas as recomendações acima, além de outras gerais estabelecidas em decreto, clique aqui e imprima o selo de Estabelecimento Seguro para colocar na porta ou vitrine da sua loja. Demonstre confiança aos seus clientes, indicando que a sua ótica segue todos os protocolos de limpeza e desinfecção.

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