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Desvendando as vantagens das óticas independentes frente às grandes redes

Os pequenos e médios negócios são pilares fundamentais da economia brasileira! De acordo com dados recentes do MDIC divulgados pela Revista Exame, das 21 milhões de empresas ativas no Brasil, quase 99% são PMEs.

E, no mercado ótico, as pequenas e médias empresas constituem também boa parte do universo de óticas independentes espalhadas por todo o território nacional. Mas quais são as vantagens, em termos operacionais e competitivos, deste segmento frente às grandes redes do mercado ótico?

Para responder a essa pergunta, separamos três características marcantes das óticas independentes. Boa leitura!

1. Personalização do atendimento e proximidade com o cliente

A rigor, as óticas independentes se fortalecem nos centros comerciais e ecossistemas de negócio de bairro. Nesse sentido, a proximidade com moradores da região pode fortalecer um vínculo com potenciais consumidores e ser uma base para a melhoria da experiência dos clientes (customer experience).

Tal proximidade, aliás, é um diferencial dos pequenos e médios negócios óticos frente às grandes redes e cabe aos empreendedores manter uma boa gestão dos dados de clientes para criar promoções personalizadas e caminhos para a fidelização.

2. Mais liberdade na gestão do negócio

Diferente das grandes redes e das franquias do mercado ótico – que contam com uma série de políticas internas que precisam ser seguidas pelos investidores – os óticos independentes podem decidir os rumos de seus negócios e viver uma jornada empreendedora com mais liberdade. E isso vale tanto para a definição dos processos de gestão, quanto para a construção de parcerias locais e movimentos de expansão.

3. Custo operacional mais eficiente e possibilidade de maximização do faturamento

Finalmente, o custo operacional de um pequeno ou médio negócio costuma ser mais baixo, inclusive pelo fato de que, ao se vincular a uma grande rede, os investidores precisam arcar com custos relacionados às taxas de franquia, royalties e marketing. Assim, com uma folha de saídas e despesas mais enxutas, é possível maximizar o markup e a geração de receita nas óticas independentes.

Comunidades óticas: um caminho para o crescimento das óticas independentes

Apesar de suas vantagens potenciais em termos de liberdade gerencial, customer experience e menores custos operacionais, também é fato que as óticas independentes enfrentam desafios significativos na competição com as grandes redes do mercado ótico, incluindo pontos, como:

• Menor capacidade para o investimento no mix de produtos e parcerias com laboratórios;

• As grandes redes, via de regra, possuem um market share forte e, nesse sentido, as óticas independentes precisam criar estratégias assertivas para se posicionarem em um mercado bastante competitivo;

• Muitas vezes, as óticas independentes enfrentam também desafios para investir em novas tecnologias e tratamentos alinhados com as últimas tendências do segmento ótico.

Mas como superar esses desafios? É aí que entram as comunidades independentes. Na CECOP, por exemplo, pequenos e médios empreendedores têm acesso a descontos para aquisição de produtos, acesso a tecnologias inovadoras, parcerias, além de cursos de gestão e a inserção de mercado de uma marca global presente em diversos países.

E tudo isso sem abrir mão da independência e dos diferenciais que fazem as óticas independentes um verdadeiro motor do mercado ótico. Clique aqui e descubra como podemos impulsionar o seu sucesso com as vantagens de fazer parte do maior ecossistema de óticas independentes do mundo!

 

 

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