Por Rafael Rodrigues, Country Manager da CECOP Brasil
Ano após ano, o segmento ótico brasileiro prova a sua resiliência e potencial de crescimento, ao passo que os empreendedores do setor têm encontrado diferentes caminhos para crescer, ainda que diante de cenários econômicos desafiadores. Em 2021, por exemplo, mesmo com os reflexos do período mais crítico da pandemia de Coronavírus ainda presentes, o setor fechou o ano com aproximadamente R$ 22 bilhões em vendas.
E, se tendo em frente contextos de crise o mercado ótico encontrou forças para se reinventar, em ambientes macroeconômicos mais propícios para a geração de negócios, as óticas brasileiras tiveram espaço para escalar suas vendas, expandir sua carteira de clientes e fortalecer o relacionamento com consumidores na era do customer experience.
Graças a esse impulso, em 2022, o setor ótico fechou com faturamento superior a R$ 193 bilhões, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Óptica (ABIÓPTICA). Dito isso, te pergunto: o que sua ótica pode esperar para este ano que se inicia?
De acordo com as primeiras projeções – também da ABIÓPTICA –, os empreendedores e aqueles que desejam investir no mercado ótico tem muitos motivos para redobrar o ânimo e desenhar estratégias com foco no sucesso de longo prazo. E isso porque, ao longo dos próximos dez anos, o setor deve crescer, em média, mais de 20%, motivado por fatores que incluem o envelhecimento natural da população, o maior uso de equipamentos digitais e a própria busca por novos modelos na população que já utiliza óculos e lentes.
Sobre esses pontos, é sempre interessante reforçar que, segundo a OMS, até 2050, aproximadamente metade da população mundial irá precisar usar óculos, graças ao aumento da utilização de dispositivos mobile e do trabalho, cada vez mais intensivo, em computadores e notebooks. Além disso, atualmente, cerca de 19% da população brasileira – de acordo com dados do IBGE – possui algum tipo de deficiência visual. Isso equivale a todo um mercado de, aproximadamente, 35 milhões de pessoas com uma necessidade pelo uso de óculos e outros tratamentos óticos.
Por fim, como vimos, a curva natural do envelhecimento da população é outro fator que aumenta a busca por tratamentos óticos. Um estudo publicado na Revista Latino Americana de Enfermagem indicou, por exemplo, 56,5% dos idosos consultados em um grupo de estudo, utilizam óculos.
Diante de todo esse contexto, que ações você pode estruturar para conquistar um público fiel para sua ótica?
O primeiro passo, na minha visão, envolve a busca por um modelo de negócio que, de fato, permita que seu negócio tenha um faturamento que faça jus aos seus investimentos e esforço, ao mesmo que compartilha de uma rede de suporte para estratégias de marketing, networking e atualização de conhecimentos gerenciais.
O segundo ponto envolve a inovação: como foi possível observar no decorrer dos últimos três anos, as empresas que souberam se digitalizar, investir em novas tecnologias e ampliar seus canais de venda também para o universo online, puderam contar com muito mais diferenciais competitivos e janelas de crescimento – mesmo no período de isolamento social mais amplo.
Finalmente, explorar o potencial de seu mix de produtos – ampliando-o, contando com as melhores marcas do mercado e investindo em estratégias de markup inteligentes – é uma ação que pode garantir uma diversificação maior de seus públicos e, consequentemente, níveis robustos de faturamento para a sua ótica em 2023.
Aqui na CECOP, nossos associados contam com apoio em todas essas frentes, podendo usufruir do ecossistema da maior comunidade de negócios independentes do varejo ótico para crescer de verdade.
Quer saber mais sobre como podemos apoiar você em sua jornada? Visite nosso site, navegue pelos nossos planos e aproveite as oportunidades que irão se abrir.