O mercado ótico global vive um cenário de expansão. De acordo com estudos recentes, a perspectiva para 2023 é de que o segmento movimente, em todo o mundo, cerca de US$ 182 bilhões, motivado pela crescente necessidade da população mundial de tratamentos óticos, conforme apontado por diferentes pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
No entanto, esse cenário também tende a impulsionar a competição em um ambiente de negócios que conta com uma ampla diversidade de modelos de empreendimento – das grandes redes as óticas independentes que hoje encontram em comunidades como a CECOP um caminho para a diferenciação mercadológica.
Dentro desse contexto, é fundamental que as empresas do setor invistam em estratégias que atraiam consumidores e estejam alinhadas com as principais tendências da economia global. E uma das possibilidades de negócio que mais tem chamado a atenção no segmento são as chamadas óticas self-service.
Entenda, neste artigo, como elas funcionam e seus benefícios!
Como funcionam as óticas self-service?
Sabe aquela sensação de liberdade que você tem quando entra em uma loja e pode experimentar, sem maiores formalidades, as peças ou itens de um mix de produtos? Trazer essa autonomia para os clientes é um dos pressupostos das óticas self-service.
Nesse modelo, o potencial cliente tem fácil acesso as armações de uma ótica – usualmente dispostas em mostruários e sem a estrutura tradicional das vitrines fechadas – e pode experimentar quantas peças quiser para amadurecer a sua decisão de compra.
A abordagem dos vendedores nas óticas self-service, por sua vez, é ao mesmo tempo mais casual e mais técnica, uma vez que eles ficam à disposição para apoiar os consumidores “fora dos balcões”, sem a pressão de uma compra imediata, mas sim enquanto consultores prontos para tirar dúvidas sobre lentes, armações e quais produtos atendem, com maior grau de excelência, as necessidades/desejos dos clientes.
Por fim, a estrutura das lojas self-service é inspirada em conceitos modernos do varejo, trazendo um posicionamento mais dinâmico e leve que pode ser uma alternativa certeira para o crescimento das óticas independentes.
3 benefícios das óticas self-service
Para que fique mais claro como as óticas self-service podem contribuir com o sucesso dos empreendedores óticos, separamos aqui 3 vantagens diretas desse modelo inovador:
1. Experiência do cliente
A experiência positiva de clientes é o grande trunfo das óticas self-service e ela é conquistada a partir da oferta de mais autonomia e liberdade para os consumidores de sua ótica, que se sentem mais à vontade para experimentar seu mix de produtos e se decidir por uma compra.
2. Vendas consultivas
Enquanto isso, os vendedores das óticas self-service são verdadeiros consultores que sabem equilibrar o espaço para os clientes e a atenção para tirar suas dúvidas quando solicitados, sempre com foco em uma relação humanizada e agradável.
3. Projeto arquitetônico inovador
Para que tudo isso seja possível, as óticas devem dispor de uma estrutura que permita o trânsito mais livre dos clientes e que ofereça essa sensação de autonomia para que eles “se sintam em casa”.
Nas Óticas ZOOM, os empreendedores do mercado ótico contam a opção dinâmica e flexível das óticas self-service por meio de uma execução rápida, acessível e que também foi pensada para o modelo de varejo digital.
Ficou interessado em estruturar um modelo self-service para sua ótica? Invista nas Óticas ZOOM e reforce o posicionamento de seu negócio com uma marca reconhecida internacionalmente!