Como decidir o modelo de negócio ideal para a sua ótica?
Por Rafael Rodrigues, Country Manager da CECOP Brasil
A decisão sobre o modelo de negócio é um dos pontos mais cruciais no processo de abertura de uma empresa. Pensando, por exemplo, na estrutura tradicional do mercado ótico, usualmente, os empreendedores tinham dois caminhos possíveis nesse sentido:
● O investimento no modelo de franquias;
● A fundação de uma ótica independente.
Na primeira rota, a opção pelas redes de franchising traz, inegavelmente, o benefício do empreendedor aderira uma estratégia previamente testada e com market share usualmente forte. Ou seja: ele já entra no mercado com um potencial nível de conhecimento de seu público-alvo. No entanto, ele precisará considerar que, até o negócio atingir o seu ponto de equilíbrio financeiro, via de regra, deverão se transcorrer alguns meses ou até anos.
Além disso, os desafios principais na minha visão envolvem o fato de que o investidor perderá boa parte de sua liberdade para tomada de decisão–uma vez que planos de expansão e até mesmo processos gerenciais são coordenados pela franqueadora–e terá também de arcar com custos contínuos de royalties e marketing que, no fim das contas, irão impactar diretamente em seus lucros.
Já para quem escolhe seguir como ótico independente, temos um cenário em que o empresário é de fato livre para planejar ações que acredita serem mais coerentes localmente para o seu crescimento, podendo traçar a sua própria estratégia para se destacar no mercado. Por outro lado, ele terá, justamente, de competir com grandes redes do mercado, com outras óticas já estabelecidas de sua região, além de não poder contar com uma rede de apoio para questões estratégicas.
Mas os tempos do mercado ótico já não são mais os mesmos e hoje o empreendedor tem a opção de escolher uma jornada que une a independência que ele sempre sonhou em conquistar, com o posicionamento forte de uma marca de respaldo no setor.
Estou falando das comunidades de negócio trazidas para o segmento ótico pela CECOP: maior ecossistema de óticas independentes do mundo. Presente em 11 países, só no Brasil a CECOP já conta com mais de 1,3 mil associados que juntos geram um valor de cerca de R$ 1 bilhão ao ano em vendas.
De modo bem objetivo, as comunidades óticas dão força para o empreendedor independente que deseja manter sua autonomia sem abrir mão de recursos e suporte de marketing; do poder de uma marca global para negociar descontos e bons acordos com fornecedores; do acesso a novas tecnologias de ponta do mercado ótico e do networking necessário para a estruturação de estratégias conjuntas de crescimento.
Tudo isso de acordo com suas demandas e sem nenhuma interferência na gestão ou planos de crescimento do seu negócio. Dentre as inúmeras vantagens de se fazer parte de uma comunidade ótica, posso citar, por exemplo:
● Sem royalties e altas taxas de franquia;
● Capacitação para você e sua equipe otimizarem rotinas de gestão;
● Marca exclusiva com produtos diferenciados para a diversificação de seu portfólio;
● Apoio de marketing focado em crescimento e geração de vendas;
● Cashback e markup inteligente para aumentar seu faturamento de modo estratégico;
● Tudo isso com o apoio de uma rede de networking que lhe acompanha em cada passo de sua trajetória empreendedora.
Mesmo com todas essas vantagens, o ponto base sobre o modelo de negócio ideal para sua ótica é relativo. Tudo irá depender do seu perfil empreendedor e de como deseja construir sua jornada no mercado. Mas uma coisa é certa: não faça essa escolha, sem antes considerar os benefícios de fazer parte de uma comunidade independente. Não tenho dúvidas de que essa é uma das principais inovações do segmento ótico nos últimos anos.
Você está preparado e tem interesse em trilhar essa jornada? Acesse nosso site, fale com um de nossos consultores e faça parte dessa revolução!