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Como as Óticas ZOOM contribuem para diversificação do mix de produtos do seu negócio?

As novas tendências de consumo que avançam no ambiente de negócios brasileiro abrem espaço para uma gama muito diversificada de perfis de compra que precisam, por sua vez, ser compreendidos e atendidos pelas empresas que desejam ter sucesso em um mercado competitivo no qual o caminho para conquistar clientes passa por diferentes etapas:

  • Um atendimento de excelência e a oferta de experiências memoráveis e positivas para os consumidores;
  • A diversificação dos produtos/serviços oferecidos por um negócio, levando em conta essa os diferentes anseios de consumo/perfis de clientes;
  • O público-alvo da empresa;
  • A união entre os esforços de marketing e dos times comerciais, que devem se manter com um discurso alinhado e analisar dados sobre tendências de consumo;
  • A oferta de promoções e modelos de precificação adequados para a faixa de público atendida pela empresa.

Pensando especificamente na realidade de uma ótica, um dos elementos centrais para se diferenciar no mercado, ter poder para atrair e fidelizar clientes passa, nesse sentido, pela diversificação no mix de produtos de um negócio ótico.

Agora você deve estar se perguntando: tudo bem, mas quais são os passos para formar o estoque perfeito para minha ótica e assim, conquistar novos consumidores. A seguir, nós separamos três dicas nesse sentido:

Estimular o desejo de compra

O primeiro passo é pensar na organização de produtos na sua ótica. Uma boa dica consiste em distribuir as principais armações solares do estoque em sua vitrine. Elas funcionarão como um chamariz para os consumidores, estimulando o desejo de compra para que os clientes conheçam outras opções de óculos e lentes oferecidos por seu estabelecimento.

Investir na diversificação

Segundo estudos da CECOP, o brasileiro prova, em média, 8.5 armações antes de decidir por uma compra. Nesse sentido, a variedade é um fator muito importante para garantir maior faturamento para sua ótica. Além disso, compor seu estoque com diferentes tipos de armações solares e de grau (sport, fast fashion, premium e luxo) irá te auxiliar a atrair um público mais diverso e amplo para o seu negócio.

Posicionamento da ótica

Por outro lado, leve também em conta o posicionamento de sua ótica. De acordo com a região em que o negócio foi estabelecido e um estudo aprofundado de seu público-alvo, você poderá chegar à conclusão, por exemplo, de que vale mais a pena investir em um mix de produtos mais concentrado em marcas de luxo ou fast fashion.

Lembre-se: tudo vai depender de uma análise mais ampla e detalhada de questões mercadológicas capazes de influenciar os resultados de sua ótica, incluindo concorrência, perfil socioeconômico dos seus consumidores em potencial e capacidade interna de investimentos, apenas para citar alguns pontos.

Se você tem interesse em saber mais sobre como construir estratégias assertivas de diversificação no mix de produtos da sua ótica, recomendamos que faça o download de nosso e-book exclusivo e gratuito sobre o tema.

E lembre-se: nas Óticas ZOOM, auxiliamos você e todos os empreendedores independentes nessa estratégia, por meio de parcerias com as maiores e principais marcas de lentes e armações do mercado ótico global.

Assim, além de diversificar seu mix de produtos, será possível fortalecer seu poder de negociação para conquistar descontos significativos, aumentar o markup das vendas e pavimentar seu caminho para o sucesso!

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