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Como aplicar a metodologia de business agility no mercado ótico?

De acordo com o Business Agility Institute (organização global com sede na Califórnia), o princípio do business agility, ou agilidade nos negócios, se refere a capacidade de uma empresa em se “adaptar, criar e alavancar mudanças” tendo como principais beneficiários, os seus clientes.

São, neste sentido, organizações dinâmicas, inovadoras e flexíveis, preparadas para lidar com os desafios do novo ambiente de negócios contemporâneo e, acima de tudo, cientes de que os modelos tradicionais de gestão estão falhando na tentativa de abraçar as necessidades reais da economia moderna.

Para tanto, além de um processo natural de informatização, é necessária uma mudança cultural e estratégica. A Accenture destaca três pontos centrais dentro deste movimento de transformação:

  • A implantação de uma cultura constante de aprendizado e experimentação;
  • Abertura para mudanças de escopo e desenho de novas estratégias com base nos resultados gerados para o negócio;
  • Desenho de estruturas flexíveis de trabalho, tendo como alvo final o cliente e a maximização da entrega de valor.

Considerando esse cenário, o mercado ótico também tem se aberto para novos modelos de negócio que, ao quebrar paradigmas tradicionais do segmento, têm contribuído para a geração de receita, eficiência e senso colaborativo, ao mesmo tempo em que oferecem total independência para os empreendedores.

Esse processo de transformação cultural, hoje, é encabeçado pelas comunidades de óticas independentes, que podem ser definidas como uma evolução ágil do modelo de franquias no sentido de que preservam as características positivas deste perfil de negócio (suporte ao investidor e market share de uma organização relevante no mercado), mas também mantém a liberdade dos associados para que eles decidam os caminhos de seu negócio com agilidade e com o apoio do know-how de especialistas e outros empreendedores que conhecem os desafios e peculiaridades do mercado ótico.

Se pudéssemos resumir, de modo bastante sintético, como atuam as comunidades independentes presentes no segmento óptico, teríamos de citar cinco pilares fundamentais:

  • Princípios compartilhados;
  • Independência na gestão;
  • Fortes investimentos em digitalização e mentalidade inovadora;
  • União para conquistar melhores condições de compra junto aos fornecedores;
  • Custos realmente reduzidos de adesão.

As comunidades têm também outro diferencial importante: graças a independência nos modelos de gestão, os associados podem compartilhar diferentes visões de negócio e suas experiências para superar desafios, criando assim uma rede de conhecimento e networking, ao invés de se ater a um modelo de empreendimento único e com pouca liberdade para a inovação.

Além disso, nas comunidades independentes, o associado pode buscar suporte em diferentes áreas que vão do marketing a novas tecnologias; da formação de colaboradores aos conhecimentos em gestão. Tudo isso sem obrigatoriedade, com o associado podendo traçar a estratégia de crescimento que julgar mais adequada para o seu negócio.

Para saber mais sobre como as comunidades independentes permitem que um empreendedor do mercado ótico aplique a filosofia do business agility em seu negócio, te convidamos para ler nosso novo eBook, que traz uma análise completa sobre esse tema. Afinal de contas, dentro de um ambiente de negócios extremamente competitivo, ganharão aqueles que souberem implementar diferenciais visando o sucesso e um crescimento de longo prazo.

 

 

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