A chamada mentalidade ágil ganhou espaço no ambiente econômico global mediante a expansão de novos modelos de negócio – como as startups e as scale-ups – que, por contarem, via de regra, com uma estrutura corporativa mais enxuta, tiveram de investir em modelos de gestão mais flexíveis que visavam tanto um ganho de eficiência financeira quanto o aumento do potencial de escala para o desenvolvimento de processos e produtos mais inovadores.
Foi nessa seara de transformações que o conceito de business agility se firmou no mercado. De acordo com um report recente da Accenture, por exemplo, o contexto de crise econômica nos anos de pandemia acelerou em 15% o movimento de maturidade das empresas na busca pela adoção de rotinas mais ágeis. Dentro desse cenário, o estudo indica que 25% dos negócios em todo o mundo já tem uma alta pontuação de business agility.
Mas a que se refere esse conceito? É o que veremos no próximo tópico. Acompanhem!
O que é o Business Agility?
De acordo com o Business Agility Institute (organização global com sede na Califórnia), o princípio do business agility, ou agilidade nos negócios, se refere a capacidade e abertura de uma empresa em se “adaptar, criar e alavancar mudanças” tendo como principais beneficiários, os seus clientes.
São, neste sentido, organizações dinâmicas, inovadoras e flexíveis, preparadas para lidar com os desafios do novo ambiente de negócios contemporâneo e, acima de tudo, cientes de que os modelos tradicionais de gestão estão falhando na tentativa de abraçar as necessidades reais da economia moderna.
Os modelos de gestão baseados em uma cultura de business agility adotam também princípios da gestão ágil de projetos, levando esses princípios para diferentes áreas e necessidades de um negócio.
Basicamente, as metodologias ágeis como Kanban, Lean e Scrum adotam uma perspectiva da divisão de um projeto em pequenas ações/grupos de atividades, com foco na simplificação de operações e possibilidade de implementar mudanças sem que se altere o escopo central do projeto.
Alguns pilares para desenvolver uma cultura de business agility em sua ótica
Para que uma ótica consiga construir com sucesso uma estrutura cultural baseada em princípios do business agility, é importante seguir alguns passos centrais, que incluem:
● A implantação de uma cultura constante de aprendizado e experimentação;
● Mudança de percepção sobre o erro/falhas–que devem ser encaradas como uma etapa importante para a inovação, seguindo o mantra do «erre rápido e barato»;
● Abertura para mudanças de escopo e desenho de novas estratégias de crescimento com base nos resultados gerados para o negócio em cada passo da empresa;
● Desenho de estruturas flexíveis de trabalho–trabalho híbrido, vendas presenciais e online, delivery de óculos, etc.–tendo como alvo final o cliente e a maximização da entrega de valor;
● Investimentos em novas tecnologias, lentes, armações e soluções óticas que aumentem a variedade do portfólio da ótica e a eficiência de seus processos operacionais.
Além disso, a absorção dessa cultura passa pela busca por modelos de negócio capazes de contribuir com o fortalecimento do mercado ótico, ao mesmo tempo que favorecem a liberdade e independência dos empreendedores. Neste e-book, por exemplo, você pode conferir como as comunidades óticas são uma evolução ágil do modelo de franquias e todos os benefícios que esse ecossistema pode oferecer para o seu negócio.
Por fim, lembre-se: uma visão business agility não se solidifica do dia para a noite. O primeiro passo deve ser dado por você que, enquanto empreendedor, deve estar aberto para a mudança.