Você já parou para pensar na influência dos ambientes em que convive para a sua percepção de mundo e de bem-estar?
Quando refletimos sobre essa questão, uma das conclusões que podem ser observadas – e que já vem sendo estudada em pesquisas de arquitetura e urbanismo – envolve o fato de que passamos a maior parte do tempo em espaços indoor; ou seja, ambientes fechados nos quais buscamos segurança, mas também conforto e a construção de experiências positivas.
Assim, seja em nossas casas, momentos de lazer ou no trabalho, a influência do ambiente físico (e de tudo aquilo que o compõem), é um fator relevante para nossas sensações, formação de memórias e sentimentos que nos ocorrem ao longo de um dia.
Dentro desse contexto, é bem possível que você já tenha deixado de frequentar um restaurante porque não gostou de algo em sua ambientação ao mesmo tempo em que muitas lojas e espaços comerciais, pelo contrário, nos fazem sentir acolhidos e até estimulados a comprar.
Entender de que forma os ambientes físicos impactam no comportamento humano, por sua vez, é uma especialidade da neuroarquitetura, tendência que ganhou força nos últimos 20 anos e que combina, justamente, estudos de neurociência, psicologia e arquitetura para que se possam construir espaços nos quais possamos não só nos sentir bem, mas vivenciar experiências únicas e memoráveis.
Especialmente no âmbito corporativo, a neuroarquitetura vem sendo aplicada por empresas interessadas em, concomitantemente, permitir que seus clientes e potenciais consumidores sintam acolhimento e também se atraiam pelos produtos/serviços/ambiente de uma loja, dentro de uma estratégia diretamente ligada aos pilares de customer experience e personalização.
Neuroarquitetura no universo ótico
E, enquanto um ecossistema que busca se manter conectado às últimas tendências do varejo global, a CECOP trouxe, mais uma vez com pioneirismo e disrupção, o conceito de neuroarquitetura para o mercado ótico.
Assim, todos os associados da CECOP que investem na bandeira das Óticas ZOOM, podem promover bem-estar físico e psicológico para os seus clientes enquanto lhes oferece um ambiente propício para relações de consumo baseadas em confiabilidade, segurança, proximidade e segundo uma perspectiva de saúde visual em primeiro lugar. Dessa forma, os clientes passam a ter uma experiência ainda melhor durante suas compras.
Nas Óticas ZOOM, todo o ambiente é pensado para que os clientes, literalmente, se conectem ao modelo inovador da CECOP, favorecendo as estratégias de fidelização entre as óticas independentes e seu público-alvo.
Jandyra Zanella, arquiteta responsável por implementar os pressupostos da neurociência nas Óticas ZOOM, afirmou em entrevista recente que «a ideia era criar algo com que os clientes se sentissem importantes e bem tratados, não queríamos algo bonito e sem sucesso. Por isso, o bem-estar do cliente é primordial para o conceito das óticas”.
Conclusão
Com tudo isso, para os investidores que desejam liderar a transformação do mercado ótico, a melhor escolha é fazer parte do ecossistema CECOP e usufruir de todos os diferenciais competitivos das Óticas ZOOM, uma marca que se preocupa com seus clientes desde o primeiro contato até a aquisição de um produto ótico.
Nessa jornada, sem dúvidas, o espaço físico de sua ótica tem um poder de influência muito significativo. Abrace o novo e a neuroarquitetura com a ZOOM!