Você sabia que, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, até 2050, nada menos que metade da população mundial irá precisar usar óculos, em virtude do aumento do uso de computadores e dispositivos mobile na sociedade e no mercado?
E, por sua vez, quando pensamos que no Brasil, quase 20% dos cidadãos já fazem algum tipo de tratamento oftálmico (mais de 40 milhões de pessoas), todo esse contexto abre espaço para duas reflexões importantes dos empreendedores óticos:
- O mercado seguirá se expandindo – fator que aumenta as oportunidades, mas também a potencial concorrência do setor;
- Dada a diversidade de público e o número cada vez maior de pessoas que precisarão usar óculos, como fazer para atender perfis tão diferentes de consumidor?
É aí que entra a importância da variedade do portfólio de produtos de uma ótica. Antes de tudo, você tem de ter em mente que, além das lentes (carro-chefe para o markup de uma ótica), o estoque de uma ótica é composto, basicamente, por óculos de sol e armações para óculos de grau.
E se tratando dos óculos de grau, levantamentos internos da CECOP indicam que as vendas do combo armação + lentes podem chegar, em média, a 80-85% das vendas de uma ótica. Os outros 15% são representados pelas armações solares.
Feita essa introdução, o que de fato considerar para uma composição do mix de produtos perfeito para sua ótica? Veja aqui cinco dicas essenciais!
Estimular o desejo de compra
Referente à organização de produtos na sua ótica, o ideal é que você distribua as principais armações solares do estoque em sua vitrine. Elas funcionarão como um chamariz para os consumidores, estimulando o desejo de compra para que os clientes conheçam outras opções de óculos e lentes oferecidos por seu estabelecimento.
Investir na diversificação
Segundo estudos da CECOP, o brasileiro prova, em média, 8.5 armações antes de se decidir por uma compra. Neste sentido, a variedade é um fator muito importante para garantir maior faturamento para sua ótica. Além disso, compor seu estoque com diferentes tipos de armações solares e de grau (sport, fast fashion, premium e luxo) irá te auxiliar a atrair um público mais diverso e amplo para o seu negócio.
Localização da ótica
Por outro lado, leve também em conta a localização de sua ótica. De acordo com a região em que o negócio foi estabelecido e um estudo aprofundado de seu público-alvo, você poderá chegar à conclusão, por exemplo, de que vale mais a pena investir em um mix de produtos mais concentrado em marcas de luxo, fast fashion ou populares.
Lembre-se: tudo vai depender de uma análise mais ampla detalhada de questões mercadológicas capazes de influenciar os resultados de sua ótica, incluindo concorrência, perfil socioeconômico dos seus consumidores em potencial e capacidade interna de investimentos, apenas para citar alguns pontos.
Rotatividade x Markup
O equilíbrio entre a rotatividade de seu estoque e a capacidade de geração de markup é um cálculo indispensável para o sucesso financeiro de sua ótica. Embora, no mundo ideal, você precise combinar uma excelente margem de lucro + rotação ágil de estoque; sabemos que, nem sempre, essa combinação é possível.
Em termos de rotatividade de estoque, um produto que se vende em até 90 dias é considerado de excelente rotação. Afinal de contas, se você parcela a compra de seu estoque em 4 ou 5 vezes, em muitos casos pode não chegar nem a pagar a primeira parcela, uma vez que, em muitos casos, há a venda em até 30 dias.
Com SKUs de alta rotatividade, sua ótica ganha fôlego no fluxo de caixa e potencializa suas chances de crescimento e sustentabilidade financeira no longo prazo.
Em relação ao markup, há muitos exemplos em que oferecemos ótimas armações para nossos clientes com um retorno alto e custo baixo de aquisição. Um exemplo: produto adquirido por R$ 100,00 e vendido a R$ 1.000,00 (10x de markup).
Novamente, leve em conta a rotatividade do produto: se demoro 1 ano para vender esse item com markup de 10x e outro SKU com markup de 3x (compro a R$ 100,00 e vendo a R$ 300,00) me gera 12 vendas no ano, naturalmente, vale mais a pena investir na armação/lente com menor markup, mas excelente rotatividade.
Otimização do controle e gerenciamento do estoque
Para mensurar todos esses cálculos com atenção, você precisará, por fim, de um controle e gerenciamento de estoque altamente eficientes, para entender, com o tempo, os produtos que mais giram, que mais geram markup, que são mais buscados pelo seu perfil de consumidor, etc.
Considere contar com o apoio de soluções tecnológicas, capazes de te apoiar na análise de dados e no gerenciamento de suas vendas e estoque, de modo a automatizar todo este processo igualmente complexo e decisivo para o seu crescimento.
E aqui na CECOP, oferecemos todo o suporte para nossos associados montarem seu mix de produtos com visão estratégica, considerando os diferentes perfis de seu público, itens exclusivos e inovadores da própria CECOP, além de parcerias com as principais marcas do mercado ótico que disponibilizam descontos expressivos para o nosso ecossistema de óticas independentes.
Se você ficou interessado em saber mais, acesse nosso e-book que aborda mais detalhes para que você monte o estoque ideal de seu negócio e construa a variedade que uma ótica precisa para crescer de verdade!