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5 passos para obter um planejamento financeiro robusto

A crise econômica ocasionada por conta da pandemia do novo coronavírus não era esperada por ninguém. De pequenas até grandes empresas, todos os segmentos e portes foram impactados de alguma forma e tiveram de se reinventar, além de tomar atitudes rápidas buscando estabilizar os negócios.

Para as óticas, o cenário não foi diferente. Com certeza, em algum momento da crise, você, ótico, se pegou pensando sobre as finanças de seu estabelecimento e o que poderia ser feito para ajudar no dia a dia, não é mesmo? O fato é que os pequenos negócios são fundamentais para a economia brasileira, além de serem responsáveis por gerar o maior número de empregos, segundo o Sebrae. Além disso, as micro e pequenas empresas compõem 99% do total de empresas no Brasil.

Por esse motivo, devemos sempre zelar pelas MPEs e dar a devida atenção a elas. Quanto às finanças, que ainda são pontos de preocupação para boa parte dos óticos, é necessário estabelecer um planejamento concreto e factível, ou seja, que está apto para ser aplicado na rotina das óticas. De nada adianta definir um plano impossível de ser alcançado, pois, além de gerar frustrações, o efeito pode ser inverso e prejudicar a empresa.

Definindo o planejamento ideal para cada ótica

Vale ressaltar que cada empresa possui suas particularidades e individualidades. Por isso, não há um passo a passo exato que apresente a garantia de sucesso para as óticas. Entretanto, as 5 dicas sinalizadas abaixo podem dar um norte para sua ótica iniciar a estruturação de um planejamento financeiro robusto, estudando sempre as maiores necessidades encontradas pela empresa. Confira!

1) Estabeleça um plano de segurança financeira

A segurança financeira pode parecer óbvia para muitas pessoas, mas, ainda assim, é um dos principais fatores que ocasiona a falência. Ela está ligada diretamente com a reserva de fundos (explorada no tópico 4), sendo interdependentes. Ao falarmos sobre “segurança”, podemos concluir que esse passo é responsável por proporcionar ao empresário um cenário de conforto quanto às finanças, sem gerar preocupações. Em períodos de crise, este é o ponto que mais te ajudará. É o momento de anotar todos os gastos, entender o que pode ser feito e saber que há capital para quitar as despesas fixas (como, por exemplo, o aluguel e telefonia), além das principais despesas variarias (como água e luz).

2) Negocie com fornecedores e evite novas dívidas

Para que o planejamento seja factível, evitar novos gastos e, por consequência, novas dívidas, é necessário e primordial. Isso porque o acúmulo de taxas e juros prejudicam inteiramente as finanças e, caso não sejam esperados pelo empresário, pode ocasionar problemas mais complexos, como um superendividamento. Para dívidas que já existem, há a possibilidade de tentar a negociação diretamente com o fornecedor ou buscar um parceiro que ajude a negociar e encontrar condições especiais para a ótica, principalmente em meio ao período de crise.

3) Faça o mapeamento de gastos desnecessários

Nas operações do cotidiano, às vezes, não sobra tempo para analisar como o dinheiro está sendo gasto. Há situações em que não há necessidade de adquirir um produto ou serviço, mas pela falta de mapeamento de gastos isso acaba acontecendo. Em meio à crise, é necessário avaliar o que é realmente indispensável. Caso sua ótica tenha planos para trocar os móveis ainda em 2020, por exemplo, deve-se fazer um estudo sobre quão imprescindível é essa mudança. Ela poderá acontecer no ano seguinte? Ou quando a ótica tiver em melhores condições financeiras? Se a resposta for sim, já é um gasto que pode ser reduzido e repensado para os próximos meses.

4) Defina estratégias para reservas

Na vida pessoal, é comum guardarmos dinheiro para emergências ou para investirmos de diversas formas. O mesmo acontece no âmbito empresarial. Levando em conta o período de crise, o recomendado é ter fundos na reserva como forma de prevenção. Este capital guardado será fundamental para emergências, levando em consideração que será necessário ter o dinheiro para cobrir os gastos mensais, sem gerar novas dívidas. No caso da crise atual, houve a possibilidade de parcelar algumas contas, mas é sempre importante sinalizar no planejamento quando tais dívidas deverão ser pagas. Por exemplo, se contas do começo do ano foram parceladas, deve-se quitá-las agora e, por isso, o dinheiro na reserva pode ajudar até mesmo a evitar uma possível inadimplência.

5) Tome decisões com base em indicadores realistas

O lucro também deve estar presente no planejamento financeiro. Por isso, contar com parceiros que ajudem as óticas a se modernizarem e encontrarem alternativas em meio à crise é uma das principais estratégias. Durante a pandemia, a CECOP trouxe para o Brasil o Smart Business Plan, inteiramente online, consistindo em uma ferramenta de alta performance de gestão para as óticas, que busca ajudar os empresários a aumentarem a performance de gestão de seus negócios. O plano realiza um mapeamento com mais de 200 indicadores analisados que, por fim, resulta em negócios mais lucrativos. Ações como essa facilitam a vida do empresário e apoiam na definição de novas estratégias, para que as operações se tornem ainda mais prósperas e desenvolvidas.

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