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5 estratégias para se destacar no mercado ótico brasileiro

O mercado ótico brasileiro segue como um dos mais robustos e resilientes segmentos da economia brasileira. De acordo com dados da Abióptica (Associação Brasileira das Indústrias Ópticas), por exemplo, em 2021, o setor teve crescimento acumulado próximo de 10% em relação a 2020.

Além disso, no faturamento acumulado de janeiro a setembro do ano passado, as óticas brasileiras tiveram ganhos expressivos na casa de R$ 16,14 bilhões, índice 17% superior ao de 2020. E, para o futuro, as perspectivas seguem positivas para o ecossistema global do mercado ótico, uma vez que estamos nos referindo a um setor que responde a necessidades diretas de saúde da população.

Já hoje, cerca de 19% dos brasileiros – segundo dados do IBGE – possui algum tipo de deficiência visual. Isso equivale a todo um mercado de, aproximadamente, 35 milhões de pessoas com uma necessidade pelo uso de óculos e outros tratamentos óticos. Ademais, até 2050, a OMS estima que metade da população mundial irá precisar usar óculos, graças ao aumento da utilização de dispositivos mobile e do trabalho, cada vez mais intensivo, em computadores e notebooks.

Por outro lado, é importante considerarmos também que, diante de tamanha demanda e perspectivas positivas, é natural que estejamos falando de um segmento em que a competição é alta e, consequentemente, as óticas precisam buscar diferenciais que façam com que elas se destaquem diante da concorrência.

Esse ponto é especialmente necessário para as óticas independentes, negócios que, além de enfrentarem desafios dentro de seu próprio nicho, precisam de estratégias para se posicionar de modo efetivo diante das grandes redes do mercado.

Pensando nisso, no post de hoje, separamos 3 dicas centrais para que sua ótica independente possa se destacar, aumentar seu faturamento e aproveitar a força do segmento ótico para crescer de verdade.

Confiram as estratégias que separamos para você!

1. Atualize seus conhecimentos de gestão

Se você busca se diferenciar no mercado, não adianta se basear nas mesmas metodologias gerenciais que já não dialogam com a realidade de uma economia contemporânea mais ágil e com negócios cada vez mais disruptivos. Isso vale também para o segmento ótico e, portanto, será preciso reforçar seus conhecimentos sobre tendências de gestão e modelos capazes de aumentar seu faturamento estrategicamente.

Aqui na CECOP, além de oferecermos mentorias, programas exclusivos de consultoria empresarial com foco em gestão e vendas e metodologias inovadoras como o Smart Business Plan para os nossos associados, você também poderá contar com estratégias de cashback e markup inteligente para potencializar seus ganhos. 

2. Faça parte de uma comunidade ótica

 Aliás, reforçando o papel da CECOP, outra alternativa certeira para você crescer no mercado é se associar a uma comunidade ótica, modelo revolucionário no qual seu negócio poderá contar com uma rede ampla de networking, apoio em ações de marketing e descontos com os melhores fornecedores do segmento ótico, sem precisar gastar valores expressivos de seu faturamento com taxas de royalties e outros custos comuns nas grandes redes de franquia.

Além disso, nas comunidades, o empresário ótico é independente de verdade para tomar as decisões de sua jornada, tendo a disposição o suporte especializado em diferentes áreas sempre que precisar!

3. Conte com o suporte da tecnologia

 Diante da transformação digital do mercado, investir em tecnologia é um passo indispensável. E, mais uma vez, nesse ponto, os associados da CECOP saem na frente. Isso porque contamos com parcerias com algumas das startups mais disruptivas do país, um sistema de gestão completo para sua ótica e todo o apoio de uma rede de laboratórios para a diversificação no seu portfólio de lentes e armações. 

4. Trabalhe estratégias de marketing digital

Os investimentos em marketing digital cresceram 15,8% no mercado brasileiro em 2021. Levando em conta, justamente, o processo de digitalização da economia global que citamos acima, explorar canais online é uma alternativa mais efetiva e viável para impulsionar o posicionamento de mercado de sua ótica.

Nesse sentido, na CECOP, nós oferecemos para nossos associados a rede de soluções de marketing CECOP Digital Solutions, que disponibiliza desde mentorias para que os empresários aprofundem seus conhecimentos sobre vendas online, Google Ads e ações de e-mail marketing até a implementação de estratégias efetivas para as redes sociais e comunicação digital. 

5. Fortaleça seu networking

 Por fim, ao aderir a um ecossistema colaborativo como a CECOP, você passará a fazer parte de uma comunidade internacional com mais 7.500 óticas em todo o mundo e contará, automaticamente, com todo o respaldo e confiança para otimizar o seu posicionamento de mercado, crescer de modo sustentável, dividir experiências e fortalecer seu negócio para as oportunidades e desafios do segmento ótico!

 Venha para a CECOP e trilhe uma jornada de sucesso no mercado ótico!

 Como vimos, as estratégias de diferenciação de mercado são essenciais para o sucesso de qualquer empresa e, aqui na CECOP, você poderá usufruir de uma série de alternativas que irão tornar sua ótica mais competitiva e pronta para o sucesso.

Entre em contato conosco e veja como é possível se destacar no mercado ótico brasileiro com independência!

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