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4 passos para implementar um Programa de Fidelidade em sua ótica

Com o mercado ótico cada vez mais competitivo e a concorrência acirrada, os empreendedores independentes passaram a investir em soluções para que os consumidores sejam, não somente atraídos para seus estabelecimentos, mas fidelizados, para que, assim, retornem para realizar novas compras.

Nesse sentido, os programas de fidelidade de clientes são ótimas alternativas para a sua ótica conquistar a preferência do seu público enquanto potencializa o volume de vendas e aumenta o número de clientes. Quando bem estruturado, a estratégia oferece benefícios que motivam as pessoas a retornarem com mais frequência, ou gastarem mais.

Engana-se quem pensa que é um gasto desnecessário, pois na ponta do lápis, o lucro obtido é muito superior ao valor empregado nas vantagens oferecidas. O programa de fidelização pode também funcionar como um ótimo recurso para aprimorar o marketing da sua ótica. Seja pela divulgação boca a boca ou através de mecanismos como anúncios ou redes sociais, ofertando recompensas criativas, interessantes e até mesmo personalizadas, a sua marca pode fazer parte do dia a dia do cliente e, com isso, atingir outras pessoas.

Uma ação sólida permite que o estabelecimento mantenha um relacionamento mais próximo com seu consumidor, analisando suas necessidades e desejos, e a partir daí, melhora constantemente a experiência de compra. Parte do programa consiste na comunicação, de modo a apresentar ofertas e promoções, sugerir novos produtos, e compreender o que pode ser aperfeiçoado através de pesquisas de satisfação.

A implementação de um programa de fidelidade efetivo deve ser baseada em objetivos claros a serem atingidos, bem como uma estrutura eficiente de funcionamento. É inaceitável que ele seja uma cópia do que é feito pela concorrência, pois ele deve ser direcionado ao perfil e as reais necessidades do seu público. Por isso, vamos te ajudar a criar um plano de fidelização personalizado para a sua ótica independente com algumas dicas simples. Acompanhe a leitura e saiba mais! 

Etapa 1: Identifique o motivo pelo qual as pessoas não retornam ao seu estabelecimento

Antes de qualquer coisa, você precisa diagnosticar as falhas existentes em seu negócio que afastam os consumidores de você. As razões podem ser inúmeras, dentre as principais estão: preços exorbitantes que destoam da concorrência, defeito ou escassez de produtos, mau atendimento, produtos desorganizados e pouca variedade, entre outros.

A partir dessa análise, os problemas poderão e deverão ser solucionados para que, assim, você tenha a garantia de satisfação do seu consumidor durante toda a jornada de compra.

Etapa 2: Compreenda genuinamente o seu cliente, suas preferências e carências

Sempre iremos repetir e bater na mesma tecla insistentemente de que todas as ações devem ser desenvolvidas pensando exclusivamente nos hábitos e no perfil do seu público-alvo. Para que você conquiste a lealdade e o reconhecimento dos seus clientes, é vital que você proporcione exatamente aquilo que eles procuram ou desejam.

Por isso é importantíssimo entender muito bem as pessoas que frequentam a sua ótica, o que elas buscam e quais são as suas expectativas. Para conseguir essas informações você pode enviar alguns formulários, pesquisas de satisfação e pedidos de feedback por WhatsApp ou e-mail, após cada compra realizada. O pós-venda é tão importante quanto o início ou o decorrer do processo, portanto invista nele.

Etapa 3: Defina o nome do seu programa de fidelidade, as regras, os benefícios e o sistema de pontuação

Dê asas à imaginação e coloque todos os seus esforços para decidir o nome e a identidade visual da sua ação, pois além de atrativo, ele precisa ser objetivo, transmitir profissionalismo e confiança para as pessoas. O ideal é que tudo seja relacionado à sua marca e de fácil memorização.

As regras devem ser detalhadas e bem explicadas, sempre de forma clara para não dar margem às dúvidas. Logo, estabeleça como irá funcionar; quais serão as recompensas; como, quando e onde poderão ser resgatadas; se os pontos expiram ou não; a existência de um prazo de validade etc.

Atualmente existem dois modelos de pontuação comumente utilizados: o de benefícios cumulativos ou de benefícios instantâneos. No primeiro sistema, de acordo com o que o cliente consumir, ele ganhará pontos que futuramente poderão ser trocados por prêmios ou vantagens. Por exemplo: créditos para a próxima compra, “junte selos e ganhe” etc. Já no modelo instantâneo, a pessoa é contemplada no momento da compra, como um desconto no valor de outro ou do mesmo produto, um brinde ou uma oferta diferenciada.

Por falar em benefício, atente-se na escolha do prêmio, pois o foco é agradar o cliente sem prejudicar a saúde financeira da sua empresa. As mais utilizadas são: descontos na compra de novos itens, brindes personalizados, voucher para um sorteio, melhores condições de pagamento, participação em campanhas exclusivas, entre outras.

Etapa 4: Proporcione atendimento exclusivo

Quando a pessoa se inscreve em um programa de fidelidade, ela automaticamente espera vantagens especiais, logo, nada mais justo do que disponibilizar o atendimento totalmente diferenciado que ela deseja, não é mesmo?

Conceda a esses tipos de consumidores, acesso em primeira mão à novidades, promoções e facilidades. Além disso, você também pode tornar o serviço ainda mais humanizado, fornecendo a opção de pedidos via WhatsApp e com horário estendido, com entregas por delivery com horário agendado sem taxa de entrega.

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